Scarpa Ribelle Tech Od

Scarpa Ribelle Tech OD vencem ISPO Award 2017

As botas de montanha Scarpa Ribelle Tech OD foram as vencedoras do ISPO Award 2017 na categoria Outdoor, na ISPO Munique realizada no início do mês.

A ISPO Munique é uma importante feira internacional, que se realiza anualmente, e que teve a primeira edição em 1969. Nesta feira, os expositores apresentam as suas ultimas novidades em áreas como o Outdoor, o Ski, os Action e Performance Sports e também o Health and Fitness.

Muitos fabricantes dos mais e menos conhecidos estão presentes. Só para terem uma ideia da dimensão, a edição deste ano teve 2.732 expositores e 85.000 visitantes vindos de 120 países.

Bom, mas voltando às Scarpa Ribelle Tech OD. É habitual nestas feiras os fabricantes submeterem os seus produtos a um concurso, com critérios bem definidos, e o júri, tipicamente composto por pessoas ligadas ao mercado, faz a sua avaliação e anuncia o seu veredito. Este ano as botas alpinas da Scarpa foram as vencedoras do Produto do Ano na categoria Outdoor.

Seguindo um pouco a tendência das atividades fast and light, que já não é nova no montanhismo, as marcas têm vindo cada vez mais a apostar na ligeireza dos equipamentos, calçado incluído.

Esta tendência está cada vez mais implantada no montanhismo, mas a meu ver, este aligeirar, deve-se também ao crescimento da corrida em montanha. Eu antes de começar a correr, ia de botas para qualquer passeio de fim de semana pela serra. Agora, depois de ver por onde já passei e o que já fiz com sapatos de corrida, sempre que acho que se adequa, levo um tipo de calçado mais ligeiro.

Neste caso, a Scarpa trouxe algumas das características de sapatos de corrida para uma bota técnica de montanha, que não quer claramente sacrificar o desempenho nessa área.

Pelo que consegui perceber, é uma bota semi-rígida, é compatível com crampons semi-automáticos e tem sola Vibram. Na parte superior conseguimos identificar algumas características mais vistas em sapatos de corrida, nomeadamente a proteção dos atacadores e a polaina integrada. A proteção dos atacadores é à prova de água e impede a entrada de terra, pedras e mesmo neve. A polaina é praticamente ao estilo de uma meia.

A Scarpa Ribelle Tech OD tem membrana impermeável e respirável da Outdry e pesa uns impressionantes 500 gramas. A marca destaca ainda a versatilidade e o conforto como pontos fortes destas botas.

De acordo com a informação divulgada, as botas estarão disponíveis no mercado a partir de Julho, com o preço de 399€. Penso que a Scarpa continua sem representação em Portugal, por isso talvez seja difícil encontrá-las à venda por cá. De qualquer forma fica a curiosidade em descobrir mais acerca deste modelo.

 

Se achas que este artigo pode interessar a alguém que conheces partilha-o via email ou nas tuas redes sociais usando as ligações abaixo. Obrigado.

Sobre Era Uma Vez No Trilho

Manuel Veigas é o autor do Era Uma Vez No Trilho. Descobre mais em SOBRE e nas redes sociais.

Deixa o Teu Comentário

O teu endereço de email não vai ser publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*

Recebe conteúdo exclusivo no teu email

x