Aldeia Típica de José Franco

By Era Uma Vez No Trilho | Viagens

Aldeia Típica de José Franco

Quem se lembra Da Aldeia Típica de José Franco? Se calhar lembram-se do nome Sobreiro, do próprio José Franco a trabalhar? E das casinhas em miniatura que formam a aldeia, e onde as personagens trabalham alegremente nas suas profissões?

A minha visita já foi há muitos anos, e numa altura em que temos uma noção diferente do espaço e do tempo.

A Aldeia surgiu da imaginação de José Franco, que nasceu em 1920. No inicio dos anos 60 do século passado, decidiu recriar uma aldeia que pudesse ser o testemunho da forma de viver das gentes locais daquela época.

Vale a pena a visita para falarmos destas profissões mais antigas às nossas crianças, algumas até já extintas ou em vias de extinção. A réplica da escola primária é também um dos pontos altos para eles. Divertem-se a sentar-se naquelas pequenas cadeiras e mesas de madeira e, não chegam a ter a noção de toda a história que ali está.

O Sobreiro fica na estrada entre Mafra e a Ericeira. Deixo-vos o mapa abaixo para vos ajudar a lá chegar. A entrada é gratuita e há um estacionamento quase dedicado na parte de baixo da estrada.

Para quem gosta, é obrigatória a visita à Padaria para comprar o seu famoso pão com chouriço. E já que falo em comida, existe um restaurante mesmo na Aldeia. A ementa pareceu-me de comida portuguesa e os preços médios.

Após a visita, fiquei com a ideia que o tempo chegou aqui e parou. Uma das provas disso é o parque infantil que faz lembrar alguns do tempo da minha infância. Claro que os miúdos se divertem na mesma!

E porque viajar ou passear com crianças tem alguns aspetos práticos a considerar, digo-vos que a Aldeia Típica de José Franco tem duas casas de banho em sítios diferentes. Por aí estamos a salvo. Não vi nenhum fraldário ou espaço de amamentação, e também não perguntei se tinha. De qualquer forma, o carro fica tão perto que isto não chega a ser um problema.

O que é difícil ou mesmo impossível é visitar todo o espaço com carrinhos de bebé. Se tiverem miudagem mais pequena, o melhor é prepararem-se para andar com eles ao colo ou arranjarem alguma alternativa.

Como estamos muito perto de Mafra e da Ericeira, facilmente podemos aproveitar para visitar outros locais como o Palácio Nacional de Mafra, a Tapada Nacional de Mafra, ou ir até à Ericeira e dar um passeio pela praia – Ribeira D’Ilhas, São Sebastião ou Foz do Lizandro.

Fica a sugestão!

Follow

About the Author